Search
Close this search box.

Quem somos

Quem somos
Histórico

Conheça um pouco da nossa história

O Grupo CONTAR nasceu da expectativa de aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, especialmente, no que abrange a interrelação entre essas no ensino e aprendizagem na Educação Básica e na Formação de Professores.

Em busca da consolidação e constituição de sua identidade de pesquisa, o Contar, liderado pelas professoras Claudianny Amorim Noronha e Tatyana Mabel Nobre Barbosa, nasceu em 2010, das tentativas dessas docentes de articular conhecimentos e aprendizagem promovidos por quatro componentes curriculares do curso de Pedagogia da UFRN: Ensino da Língua Portuguesa I e II; e Ensino da Matemática I e II. Com a parceria dos estudantes dessas disciplinas, buscou-se analisar e tratar as especificidades das atividades de leitura e de escrita nos livros didáticos dos anos iniciais do ensino fundamental de Matemática e de Língua Portuguesa. Esse foi um primeiro ensaio em busca da articulação dos conhecimentos teórico-metodológicos das áreas envolvidas (Língua Portuguesa e Matemática). 

Dessa experiência, o livro didático e os documentos oficiais de orientações curriculares enquanto norteadores da prática na Educação Básica, a especificidade de atuação multidisciplinar do pedagogo e a leitura e a escrita enquanto transversais às diferentes áreas de conhecimento, despontaram como objetos dos projetos de pesquisa, ensino e extensão cadastrados e aprovados no âmbito do Edital de ações associadas de 2010/UFRN, são eles: “Como a escola ensina a ler, produzir textos e resolver problemas? Pesquisa e ensino para uma prática educacional interdisciplinar em matemática e português”, coordenado por Claudianny Amorim Noronha; e “Com quais gêneros e linguagens se faz uma sala de aula? O papel do pedagogo como mediador de múltiplas linguagens na sala de aula multidisciplinar”, coordenado pela professora Tatyana Mabel Nobre Barbosa.

Embora sem recursos, os projetos incentivaram a organização de uma rotina de estudos que reunia um pequeno grupo de alunos de graduação para ler e discutir semanalmente publicações sobre linguagens e ensino nas diferentes áreas, com foco na Língua Portuguesa e na Matemática. Desses projetos nasceram os primeiros artigos e as primeiras dissertações e trabalhos de monografias orientados, ajudando a ampliar a pesquisa e a verticalizar a formação na área no Departamento de Práticas Educacionais e Currículo – DPEC (na época, Departamento de Educação) e nos programas de pós-graduação dos quais as líderes do grupo fazem parte: Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED; e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECM.

Os resultados daqueles projetos, subsidiaram a submissão e aprovação, no âmbito do Programa Observatório da Educação – OBEDUC, de dois projetos financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP: em 2010, o projeto “Leitura e escrita: recortes inter e multidisciplinares no ensino de matemática e português” (Edital 038/2010 – OBEDUC/CAPES/INEP), sob coordenação da profa. Tatyana Mabel Nobre Barbosa; e em 2012, o projeto “Linguagem e desenvolvimento sustentável: integrando ciências, língua portuguesa e matemática” (Edital 049/2010 – OBEDUC/CAPES/INEP), coordenado por Claudianny Amorim Noronha.

O fomento a esses projetos foi de fundamental importância, tanto por potencializar as ações e resultados de pesquisa, como também a formação continuada de professores e o alcance dos resultados desses projetos pelo público da Educação Básica. Considera-se aí, o amadurecimento do referencial teórico do Grupo, as parcerias com pesquisadores que atuam em instituições locais, nacionais e internacionais, a participação e oferta em ações de extensão, produções didáticas e científicas nas áreas de Educação e Ensino, a atuação em projetos nacionais de avaliação de materiais didáticos. 

Atualmente, o Grupo de Pesquisa Contar continua suas ações de pesquisa e formação, agregando colaboradores, fortalecendo parcerias e pautando problemáticas que afetam a Educação em seus diferentes níveis e a sociedade. 

Pular para o conteúdo