O ensino numa perspectiva de formação para a cidadania e para a sustentabilidade tem sido foco de discussão em diferentes fóruns que discutem a Educação no país. Além disso, as preocupações com o desempenho dos alunos da Educação Básica – EB, constatado por meio dos diferentes sistemas de avaliação coordenados pelo INEP e outros órgãos dessa competência, têm aumentado, principalmente, ao constatar a deficiência formativa dos estudantes no que refere as leitura, escrita e resolução de problemas. Nessa perspectiva, o projeto tem entre seus principais objetivos: analisar como a leitura e a escrita são utilizadas nas matrizes de referência curricular e indutoras da prática docente (diretrizes curriculares, Base Nacional Comum Curricula – BNCC, indicadores de avaliação nacionais e internacionais e outros) como categorias iniciais para análise dos materiais didáticos de língua portuguesa, matemática e ciências adotados na EB e depreender em que medida esses materiais pedagógicos estão assumindo padrões equitativos em relação aos exames nacionais; elaborar proposições de ensino nestas áreas, numa perspectiva inter e multidisciplinar, articulada por meio da leitura e do desenvolvimento sustentável, numa perspectiva de formação para a cidadania. Para isso, serão usados como apoio teórico as linhas de pesquisa de base interacionista, que permitem situar a linguagem como prática sócio-discursiva; e a educação centrada no sujeito como agente. O campo da investigação contemplará escolas da rede pública dos municípios de quatro municípios do RN, situadas aquém da meta do IDEB. Para triangulação dos dados, adotaremos documentos oficiais para orientações pedagógicas e tomaremos como categorias para análise os temas e descritores das matrizes de referência. Os resultados visam a contribuir com as diferentes instâncias envolvidas e vão desde a indicação da necessidade de permanência/acréscimo dos descritores referentes à leitura/escrita, a proposição de materiais didáticos e ações formativas para professores.
Coordenadoras: Profa. Dra. Claudianny Amorim Noronha e Profa. Dra. Luanna Priscilla Gomes
O projeto “Formação docente no projeto orientador de atividade” tem como lócus de investigação o projeto de extensão “CluMat: Educação Matemática na Infância” (UFRN/PROEX), que conta atualmente com a participação de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática, pós-graduandos em Educação e Ensino de Ciências e Matemática e professoras da rede pública. O CluMat tem se mostrado um espaço profícuo, que estabelece relações suficientes para que haja formação em múltiplas dimensões. nesse projeto de pesquisa tem como seu principal objetivo investigar as relações essenciais da formação de professores que ensinam matemática no movimento da organização do ensino em um projeto orientador de atividade. Para tanto, dentre as ações do projeto destacamos o aprofundamento teórico a partir dos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e da Atividade Orientadora de Ensino; a identificação de pesquisas sobre nosso objeto de estudo nos principais repositórios; o acompanhamento sistemático do planejamento, desenvolvimento e avaliação de unidades didáticas do CluMat; e a análise dos dados a partir de episódios de formação que emergirem da produção dos dados.
O projeto pesquisa a edição biográficas adota o seguinte corpus: 1. um livro de assentos (1924-1968; 70 páginas); 2. o copião de um livro de memórias (1990-2010; 342 páginas), produzidos, respectivamente, por pai e filho, como projeto de transmissão intergeracional da escrita e inventário familiar da vida pública e privada de uma cidade do sertão nordestino; e 3. o diário do editor (2016-; 70 páginas), produzido por nós enquanto editora dos textos supracitados, em razão do registro e acompanhamento da edição para publicação. Adotamos a seguinte questão de pesquisa: quais parâmetros devem singularizar as práticas editoriais do gênero biográfico? Para isso, apoiamos nossa pesquisa nos estudos sobre edição e na pesquisa autobiográfica, que nos permitirá conhecer nas especificidades do gênero, a fim de elaborar orientações editoriais em sua consonância. Para a identificação dos parâmetros editoriais, analisaremos o diário do editor, a partir do qual poderemos elaborar categorias empíricas relativas às políticas e práticas editoriais para textos memorialísticos. Nesse sentido, estimamos que esta pesquisa aprofunde os estudos sobre as políticas e práticas editoriais de textos biográficos, identificando e criando, assim, uma série de parâmetros orientadores para sua edição. Esses resultados são fundamentais para a história e cultura locais, tendo em vistas o papel da edição como mediadora da memória da cidade objeto dos textos biográficos constitutivos do nosso corpus. (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – Edital Universal 2018, MCTIC, n. 28/2018 ? processo: 421051/2018-3.
Coordenadora: Profa. Dra. Tatyana Mabel Nobre Barbosa
O Grupo CONTAR nasceu da expectativa de aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Desenvolvido por Júlia Morais – Linkedin