A seguir você encontra as publicações em artigos, livros e capítulos de livros, de autoria das pesquisadoras do Grupo Contar. No link de cada produção é possível ter acesso integral à publicação disponibilizada na versão digital ou às informações sobre onde adquiri-la.
NORONHA, Claudianny Amorim; LIMA, Pablo Jovellanos dos Santos; OLIVEIRA, Francisco J. M. Uma caracterização dos produtos educacionais de matemática do PPGECNM. In: NORONHA, Claudianny Amorim; MENDES, Iran Abreu. (Org.). Ensino de ciências e matemática: múltiplos enfoques na formação de professores. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 147-171. [Acesso1] [Acesso2]
NORONHA, Glaucianny Amorim; NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Obras complementares: reflexões e contribuições para a prática. In: NORONHA, Claudianny Amorim; MENDES, Iran Abreu. (Org.). Ensino de ciências e matemática: múltiplos enfoques na formação de professores. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2015, v. 1, p. 173-196. [Acesso1] [Acesso2]
ARAUJO, Maria da Conceição Rêgo de; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre. Itinerários oficiais da leitura: políticas públicas e repercussões na educação básica. 1. ed. Natal: EDUFRN: 2015. (Coleção Contar – Linguagens e Educação Básica). Financiamento: CAPES/OBEDUC. [Acesso1] [Acesso2]
SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; NORONHA, Claudianny Amorim. Curso de extensão: letramento em práticas interdisciplinares de ensino. Revista Extensão e Sociedade. v.7, n.1, 2016. [Acesso]
Petrovich, Ana Carla Iorio; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; MONTENEGRO, Luciana Araújo; NORONHA, Claudianny Amorim; SILVA, Marcia Gorette Lima da. O tema sustentabilidade em situações de regência de classe: O olhar dos alunos de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte? Indagatio Didactica. v.8, n. 1, 2016. [Acesso]
GOMES, Luanna Priscila da Silva. Mural da Escola – Professora se destaca no uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática. CONTAR: JORNAL DA ESCOLA.complementar [Acesso]
GOMES, Luanna Priscila da Silva. Registro Escrito e Gênero Textual: viabilização para o pensamento matemático. In: SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de; MAIA, Dennys Leite; PONTES, Mércia de Oliveira. (Org.). Leitura e escrita: tecendo saberes em Educação Matemática. Natal: EdUFRN, 2016, p. 167-183. [Acesso]
SANTIAGO, Jussara Freire de Azevedo; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; NORONHA, Claudianny Amorim. Concepções de professores do ensino básico sobre o uso de textos de divulgação científica em aulas de ciências e biologia. Enseanza de las ciências. Número Extra, 2017. [Acesso]
NORONHA, Claudianny Amorim; PEREIRA, Ducival Carvalho Pereira; ALVES, Fábio José da Costa. Modelagem matemática e suas possibilidades. Revista Cocar. N. 3, 2017. [Acesso]
NORONHA, Claudianny Amorim; SILVA, Franceliza Monteiro da. Algumas considerações para o trabalho com gêneros discursivos no ensino de Matemática. In: NORONHA, Claudianny Amorim; SÁ JUNIOR, Lucrécio Araújo de. (Org.). Escola, ensino e linguagens: propostas e reflexões. Natal: EDUFRN, 2017, p. 31-50. [Acesso]
SA JUNIOR, L. A.; NOGUEIRA, C. M. S.; MELO, E. S. N.; NORONHA, Claudianny Amorim. PIBID/UFRN: formação de professores na interação universidade e escola. In: NORONHA, Claudianny Amorim; SÁ JUNIOR, Lucrécio Araújo de. (Org.). Por uma formação para a docência. Natal: EDUFRN, 2017, p. 56-77. [Acesso]
SILVA, Marcia Gorette Lima da; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; NORONHA, Claudianny Amorim. O papel do fomento à pesquisa e ao ensino e a descontinuidade do Obeduc. CONTAR: JORNAL DA ESCOLA.complementar [Acesso]
NORONHA, Claudianny Amorim; ALMEIDA, Maria da Conceição. Marta Pernambuco Cientista e educadora ao mesmo tempo. CONTAR: JORNAL DA ESCOLA.complementar [Acesso]
SILVA, Marcio José; ALVES, Fábio José da Costa; NORONHA, Claudianny Amorim. Uma análise semiótica em um ensino de probabilidade com questões sócio críticas. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). v. 9, n. 4, 2018. [Acesso]
LIMA, Pablo Jovellano dos Santos; SILVA, Marcia Gorette Lima da Silva; NORONHA, Claudianny Amorim Noronha. Estratégias metacognitivas na resolução de problemas verbais de matemática no ensino fundamental. Amazônia. Revista de Educação em Ciências e Matemática. v. 14, n. 29, 2018. [Acesso]
NORONHA, Claudianny Amorim; SOARES, Evanildo Costa; SILVA, Regina Coelly Mendes da. Projeto de letramento e interdisciplinaridade no ensino sobre desenvolvimento sustentável. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. (Org.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 45-71. [Acesso1] [Acesso2]
OLIVEIRA, Francisco José Marinho; MEDEIROS, Jânio Elpídio de; NORONHA, Claudianny Amorim. Letramento, sustentabilidade e redes sociais: o estudante e as práticas sociais em foco. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de. (Org.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 159-186. [Acesso1] [Acesso2]
NORONHA, Claudianny Amorim; SOUSA, Ana Claudia Gouveia de. Ler e escrever em aulas de matemática: das concepções e práticas docentes. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre (Org.). Leituras e escritas: olhares plurais para múltiplas cenas educativas. 1ed.São Paulo: Livraria da Física, 2018, v. 1, p. 75-100. [Acesso1] [Acesso2]
NORONHA, Claudianny Amorim; GOMES, Luanna Priscila da Silva; NORONHA, Glaucianny Amorim. Letramento no ensino de alunos surdos: sustentabilidade e inclusão. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de (Org.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 187-2015. [Acesso1] [Acesso2]
FRAGA, Laura Pippi; BOROWSKY, Halana Garcez ; FERRAZ, S. T. A Geometria da natureza: um movimento do espaço ao plano. In: LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira (Org.). Clube de Matemática: Vivências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2018, p. 103-116. Incluir indicação de acesso.
BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; NORONHA, Claudianny Amorim; GOMES, Luanna Priscila da Silva. A escrita em diferentes áreas: políticas e perspectivas para a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental. In: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de (Orgs.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramento, sustentabilidade e perspectivas de ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2018, p. 239-257. [Acesso1] [Acesso2]
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; MARCO, Fabiana Fiorezi de; BOROWSKY, Halana Garcez; FRAGA, Laura Pippi; PERLIN, Patrícia. As Tramas da Formação Docente no Contexto de um Projeto: o princípio do compartilhamento. Revista Paranaense de Educação Matemática. v. 8, n. 15, 2019. [Acesso]
MARCO, Fabiana Fiorezi de; BOROWSKY, Halana Garcez. Espaços Formativos e Ensino de Matemática: professores e futuros professores em atividade de formação. In: LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira; FAJARDO, Ricardo (Orgs.). Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática no contexto de interação entre a Escola de Educação Básica e a Universidade. Curitiba: CRV, 2019, p. 15-30. [Acesso]
GOMES, Luanna Priscila da Silva; SOUZA, Danielle Medeiros de; CORDEIRO, Sandro da Silva. Quem conta um conto… produz uma animação! As contribuições da ferramenta scratch para o ensino de leitura e escrita na escola. In: AMARILHA, Marly; TAVARES, Diva Sueli Silva; FREITAS, Alessandra Cardozo de. (Org.). Educação e leitura: formar leitores, formando-se. Natal: EDUFRN, 2019, p. 271-276. [Acesso]
MAROJA, Maria Clara Santana; ALMEIDA JÚNIOR, José Jailson de; NORONHA, Claudianny Amorim. Os desafios da formação problematizadora para profissionais de saúde em um programa de residência multiprofissional. Interface: comunicação, saúde, educação. v. 24, 2020. [Acesso]
BOROWSKY, Halana Garcez. A Atividade Orientadora de Ensino como princípio do Clube de Matemática: caminhos para a formação docente. Obutchénie. v. 4, n. 2, 2020. [Acesso]
NORONHA, Claudianny Amorim; GOMES, Luanna Priscila da Silva. La Enseñanza Del Álgebra En Los Años Iniciales De La Enseñanza Fundamental: Investigaciones Y Orientaciones Curriculares. Paradigma. v.XLI, 2020. [Acesso]
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves; NORONHA, Claudianny Amorim. A articulação de meios semióticos no ensino-aprendizagem da orientação espacial. Revista Colombiana de Matemática Educativa – RECME. v. 5, n. 2, 2020. [Acesso]
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves; NORONHA, Claudianny Amorim. O corpo do indivíduo como meio semiótico e centro do sistema referência no processo de objetivação da orientação espacial. Revista de Matemática, Ensino e Cultura – REMATEC. v. 15, n. 35, 2020. [Acesso]
GOMES, Luanna Priscila da Silva; NAZÁRIO, Cláudia Roberto Soares de Macêdo; COSTA, Patrícia Lúcia Galvão da. Memorial escolar: uma produção significativa. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. v. 5, n. 15, 2020. [Acesso]
BOROWSKY, Halana Garcez; LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira. Professores que ensinam matemática nos anos iniciais: um olhar para o processo formativo no Clube de Matemática. In: CRUZ, Giseli Barreto da; GABRIEL, Carmen Teresa; VASCONCELLOS, Mônica; AZEVEDO, Patrícia Bastos de (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe, 2020, v. 2, p. 2177-2189. Incluir indicação de acesso.
SANTOS, M. J. ; BOROWSKY, Halana Garcez. Programa Institucional Residência Pedagógica: um panorama geral. In: CRUZ, Giseli Barreto da; GABRIEL, Carmen Teresa; VASCONCELLOS, Mônica; AZEVEDO, Patrícia Bastos de (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. Rio de Janeiro: Faperj; CNPq; Capes; Endipe, 2020, v. 1, p. 1422-1429. Incluir indicação de acesso.
PAIVA, Jussara Patrícia Andrade Alves; NORONHA, Claudianny Amorim. O entrelaçamento entre os processos de objetivação e subjetivação no labor conjunto em uma tarefa sobre orientação espacial para alunos do 6º ano do ensino fundamental. In: GOBARA, Shirley Takeco Gobara; RADFORD, Luis (Org.). Teoria da objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2020, p. 153-173. [Acesso1] [Acesso2]
GOMES, Luanna Priscila da Silva; NORONHA, Claudianny Amorim. Caracterização do pensamento algébrico na perspectiva da Teoria da Objetivação. In: GOBARA, Shirley Takeco; RADFORD, Luís. (Org.). Teoria da Objetivação: fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020, p. 135-151. [Acesso1] [Acesso2]
O Grupo CONTAR nasceu da expectativa de aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática.
Desenvolvido por Júlia Morais – Linkedin