Search
Close this search box.

O Evento “CONTAR: trajetórias, pesquisas e novos caminhos”, na modalidade ciclo de palestras virtuais, se configura como uma ação extensionista de socialização do grupo de pesquisa, que completa em 2021, 11 anos de existência. O grupo visa aprofundar conhecimentos e realizar pesquisas nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa, especialmente, no que abrange a interrelação entre estas no ensino e aprendizagem na Educação Básica e para a Formação de Professores; bem como nas políticas públicas que favorecem a integração dessas áreas e investem na formação do cidadão com proficiência na leitora e na escrita. 

O Contar, nos últimos 11 anos, realizou pesquisas sob uma perspectiva teórica que retoma linhas de pesquisa de base interacionista e que permitem situar a linguagem como prática sócio-discursiva; e a educação centrada no sujeito (aprendente-leitor) como agente. Os estudos da linguagem se fundamentam na perspectiva de Bakhtin (1992), no que concerne à discussão na perspectiva do ensino das ciências e da matemática, considerando a linguagem e a sustentabilidade temos: Machado (2001), Yuchi (2004), Smole e Diniz (2001), Quanto a base epistemológica da pesquisa, as discussões assentam-se em torno do materialismos-dialético e tem como base a formaçao histórico-cultural do conhecimento, nas perspectivas de Vygotski (2005) e Radford (2015).

O evento se configura com encontros sequenciais, em formato de ciclo de palestras virtuais, via canal do Youtube do Contar, e dialoga com o âmbito da pesquisa e ensino, uma vez que visa apresentar e discutir acerca de temáticas investigadas pelo grupo nos últimos 11 anos, como linguagem, letramento, atividade pedagógica na perspectiva histórico cultural e Teoria da Objetivação. Este evento também pretende divulgar e promover a socialização de estudos, publicações, ações e investigações científicas à nível de graduação, mestrado e doutorado realizadas no âmbito de projetos de pesquisa e extensão do Grupo, vinculados a Capes e realizados em escolas públicas municipais, estaduais e federais, por professores da educação básica, vinculados ao Contar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo